Motivação VS Disciplina

Podemos passar horas a debater este tema, cada um a defender com unhas e dentes o seu lado, e no final do dia iremos chegar a conclusão que eu já cheguei. Andei semanas com este duelo na cabeça, em algumas semanas claramente a motivação era o mais importante quando o assunto era eliminar dívidas, começar a organizar as nossas finanças. Porque na verdade, a grande maioria das pessoas até sabe o que deve fazer ao dinheiro, mas como lidar com dinheiro é algo emocional, se não houver motivação, não haverá acção, então está bem claro que a motivação tem um papel muito importante na mudança de comportamento, não só no que toca ao dinheiro, pois podemos falar, em mudança de comportamento no geral. Mas, um grande mas, a disciplina também tem o que dizer, porque é o que garante que são cumpridas todas as decisões tomadas no que toca ao novo comportamento por adoptar. A disciplina é o que nos faz não gastar dinheiro da poupança mesmo no momento que as emoções estão descontroladas. 


Qual delas é melhor? Em qual devemos apostar se queremos mudar a forma como gerimos o nosso dinheiro?


Nas duas... sim nas duas, sem excluir nenhuma. Precisamos da motivação para causar aquela faísca em nós, aquele "Epah, está na hora de mudar", por isso que recomendo que vejam vídeos no Youtube, histórias de sucesso, enfim, se exponham o máximo possível a coisas que vos irão motivar a querer mudar de vida. Não sei quem foi que disse algo como, motivação é como banho, temos que tomar todos dias. 

Precisamos da disciplina, porque a motivação age como aquele primeiro empurrão quando estamos a aprender andar de bicicleta, mas se não pedalarmos iremos cair. Depois levantamos e dão-nos mais um empurrão, se não pedalarmos, o resultado será o mesmo. A disciplina é o que irá manter o momentum, as rodas a girarem. 

Indo para a prática, se o nosso objectivo é por exemplo poupar, primeiro temos que nos expor a material que incentiva a poupança, que mostra os benefícios, a histórias de sucesso no que toca a poupança, aqui estamos a usar a motivação. Depois temos que criar um conjunto de regras que devem ser cumpridas, por exemplo, fazer orçamento nos primeiros 3 dias do mês, e transferir a poupança até o dia 5, aqui estamos a fazer uso da disciplina.

Posto isto, os dois são igualmente importantes e cruciais para a mudança de comportamento... mas falta um elemento que raramente é mencionado, o "porquê". O "porquê" é o que dá direcção e sentido a tudo isto, lá porque vimos um vídeo sobre investimento e ficamos motivados, encontramos técnicas de como investir e seguimos com disciplina... mas... porquê estás a investir? 

O porquê, é o que dá sentido a quase tudo que fazemos na nossa vida, é o que torna a jornada prazerosa, e facilita o compromisso com a causa. Quando sabemos ao certo o porquê de querermos poupar, encontramos motivação para tal e banhamos com disciplina, estão reunidas as condições para mudança de comportamento.

Motivação + Disciplina + Porquê = Vida Plena


Até ao próximo episódio...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

3 passos para eliminar dívidas!!

O pouco que sei sobre gestão de tempo!

Porquê que não deves acreditar em mim!!