Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2015

Comprar, construir ou arrendar uma casa?

Imagem
Um dos nossos grandes dilemas é sem dúvida a habitação. Não podia deixar de tocar neste assunto, afinal, o que dita esta decisão é o bolso. Não vale a pena estarmos aqui armados em "Ah eu decidi construir, porque estive a ver casas e nenhuma me agradou", ou "Estou a arrendar enquanto procuro a casa dos meus sonhos para comprar". Vamos ser 100% realistas. O teu bolso tem grande participação nesta decisão.

4 dicas para garantir que o teu orçamento funcione

Imagem
"Orçamento não funciona" "Não consigo fazer com que dê certo" "É muito trabalhoso" São queixas comuns que costumo ouvir quando o tópico é orçamento. É incrível que muita gente, nunca sequer já tentou sentar e fazer um orçamento, simplesmente ouve os pessimistas a falarem e acredita neles. 

Antes de continuares com a tua rotina, tens de ler isto!

Imagem
Olá pessoal. Quero paresentar-vos dois amigos meus. O Carlos, jovem de 30 anos, gosta de curtir a vida. Do outro lado temos o António, também com 30 anos, também adora a vida e tem grandes planos para o futuro. Os dois trabalham na mesma empresa e ganham o mesmo, e fazem a mesma coisa.

Por falar em Universidade - Parte 2

Imagem
Repara no seguinte, quando esperas até surgir o gasto para começares a procurar dinheiro é sempre estressante, porque isso dá cabo de todos teus planos, do teu orçamento. O sensato é quando chegar a altura já ter todo dinheiro preparado.

Por falar em Universidade - Parte 1

Imagem
Ultimamente tenho ouvido pais a reclamarem que as Universidades hoje em dia estão caras, tem de se desdobrar para pagar as mensalidades.  Concordo e discordo.  Não há um preço alto quando se está a falar de educação, tal como Derek Bok diz, " Se achas que educação é cara, devias experimentar o custo da ignorância ".  Pondo essa conversa toda de lado, falando puramente em termos de dinheiro, SIM são valores deveras arrepiantes.

Curso Finanças Pessoais - 2a Edição

Imagem

Riqueza

Era suposto estar a preparar a matéria para a aula de amanhã, mas este artigo está entalado na minha cabeça e não me deixa pensar em mais nada. Riqueza mede-se em termos de Património Líquido ( PL ), ou seja, o somatário de todos teus Activos ( A ) (tudo aquilo que gera valor, por exemplo, Terrenos, Casa Arrendada, Empresa, Dinheiro, etc), subtraindo todos os Passivos ( P ) (tudo aquilo que tira valor, por exemplo, dívidas, prestação da casa e carro, impostos, etc), ou seja PL = A - P . Isto sim é que dita a tua riqueza.  Se queres começar a acumular riqueza, primeiro tens que apurar o teu PL , que é para saberes onde estás, só depois é que poderás traçar um plano para chegares onde queres chegar. Reparem que um milionário, não é quem tem 1.000.000,00 USD, é quem tem um Património Líquido de 1.000.000,00 USD. Logo, para aumentar o nosso  PL , temos que diminuir os nossos  P e aumentar os nossos A . Gosto muito desta história de Finanças Pessoais, porque é muito simples,

Programa "Belas Manhãs" - TV Miramar

Imagem

Curso de Finanças Pessoais

Imagem
"Se não estás satifeito com a tua situação, muda, tu não és uma árvore"  Jim Rohn